Sobre mim
Sou a Marta Varatojo. Lisboeta de nascimento, apaixonada pela vida e encantada com a serenidade e a leveza dos quarenta.
Ao longo destes últimos vinte anos experimentei muitas coisas diferentes, trabalhei em áreas distintas, mudei de casa e cidade várias vezes e vivi fora algum tempo.
A vida, na sua infinita sabedoria, foi-se mostrando e eu fui colaborando, umas vezes de boa vontade, outras aos empurrões e com muita resistência. E a minha jornada tem vindo a construir-se assim, sem saber o destino, mas com fé no caminho.
O mundo do desenvolvimento pessoal, das artes e da macrobiótica estão presentes desde o início. Sou a filha mais velha de duas pessoas extraordinárias, que eu admiro profundamente, a Geninha e o Francisco Varatojo, fundadores do Instituto Macrobiótico de Portugal, essa grande casa.
Durante quinze anos dei aulas de culinária macrobiótica. No processo escrevi “O Livro de Cozinha da Marta”, que me deu imenso prazer criar.
Em 2022 reformei-me da vida de cozinheira, e iniciei um período de mudança de pele e esvaziamento. A primeira parte foi sobre aprender a estar em silêncio, escutar o corpo, cuidar de mim e sentir-me em paz com não saber qual o próximo passo a dar.
Saí de Lisboa e mudei-me para uma casa com um jardim encantado, no Meco.
Aproveitei este período para continuar a investir em mim, através de diversos retiros, workshops, cursos e terapias nas áreas das artes e do desenvolvimento pessoal.
Já mais revitalizada, comecei um projecto de encadernação artesanal com impressão botânica, o “Sofia dos Bosques”. São uns cadernos mágicos, muito, muito bonitos - que foram apresentados ao mundo na 1ª edição do Primeiro Círculo.
Há pouco tempo tudo se alinhou e a proposta de fazer círculos de mulheres mostrou-se bem clara. Abrir espaços seguros onde cultivamos a escuta, a presença e a partilha e onde a verdade e a gentileza se sentam lado a lado.
O Primeiro Círculo é o início, mais um início. E estás convidada.